Considerado um grande carnaval japonês, o 9º Festival Yosakoi Soran aconteceu no dia 31 de julho de 2011, com a participação de 16 grupos de dança, de várias partes do país:
Categoria Juvenil
01 – Kitsume Yosakoi Soran – Grupo formado em 2009, com o apoio da Associação Cultural e Esportiva de Santana, em São Paulo. Coreografia de Letícia Moraes de Patrícia Suzuki.
02 – Heisei Naruko Kids – grupo do Instituto Cultural e Educacional HeiSei, de São Paulo. Coreografia de Janete Aya Ohara e Sandra Harumi Yagura. É um grupo formado basicamente por crianças.
03 – Escola Japonesa de Biritiba Mirim – O yosakoi soran é praticado nessa escola japonesa, da região de Mogi das Cruzes, desde 2002. Coreografia de Laura Yamamoto e Lilian Hatsumi.
04 – Tomodachi de Birigui – grupo da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui, cidade da região Noroeste do Estado de São Paulo. Coreografia de Akiko Ohara (e sua equipe), que levou a experiência do tradicional balé de Yuba para Birigui, viajando 150 km todos os sábados, durante 4 meses, para coreografar e treinar o grupo.
Categoria Adulto
01 – Yui Soran – do Centro Educacional Kyoko Oti, da cidade de Belém, Pará. O grupo existe desde 2007. Coreografia de Igor de Almeida Monte e Carolina Benone.
02 – Tsubasa Soran – Formado em 2004 na Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, contou com a coreografia de Etsuko Takemoto.
03 – Grupo Seishun – Formado em 2008 na Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Coreografia de Gustavo Sakai e Cássio Arashiro de Lima.
04 – Kishouraku – grupo da Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Brasília, formado por 22 integrantes de 13 a 15 anos. Coreografia de Thiago Onuki e Flávia Feijó.
05 – Shiawasse Soran – O yosakoi soran passou a ser praticado no Studio de Dança Corpus Line, de Mogi das Cruzes, em 2008. Basicamente formado pelo grupo da melhor idade que também pratica o radio taissô. Coreografia de Andréa Marinho e Fumio Tani.
06 – Ishin Yosakoi Soran – O grupo existe desde 2002 dentro da Associação Cultural e Assistencial Hokkaido, em São Paulo. Coreografia de Gustavo Ferreira e Eduardo Higa.
07 – Zenshin Nipo Campinas – O grupo nasceu em 2004, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas. Atualmente, o grupo é composto por 35 integrantes entre 10 e 17 anos. Coreografia de Júlia Honda.
08 – Wakaba Yosakoi Soran – Raphael Camargo e Gisele Onuki fizeram a coreografia desse grupo, que mostra influência do teatro Kabuki. O grupo surgiu em 2005 na Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei.
09 – Hanabi Soran – grupo de Mogi das Cruzes formado dentro do Studio de Dança Corpus Line em 2009, assim como o grupo Shiawasse Soran, mas é formado por jovens. Coreografia de Andréa Marinho e Fumio Tani.
10 – Mugen Kyodai – Mugen é formado por aproximadamente 50 integrantes de 10 a 60 anos, da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura, da cidade de Paranavaí, Paraná. O grupo, que existe desde 2007, contou com a coreografia de Eric Yuzawa. Foi o único grupo que utilizou o shamissen na apresentação.
11 – Saikyou Yosakoi Soran – O grupo foi formado em 2007, na Acema, Associação Cultural e Esportiva de Maringá, possui 80 integrantes dentre 5 e 24 anos. Em 2010, o grupo conquistou o 1º lugar na categoria adulto.
12 – Grupo Sansey – O grupo foi formado em 1988 para a preservação da cultura japonesa através da música. O yosakoi soran foi introduzido em 2003, e em 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010 o grupo conquistou o grand prix, o prêmio máximo do Festival de Yosakoi Soran. Em 2008, o grupo se apresentou no Festival Yosakoi Soran, de Hokkaido, no Japão. Coreografia de Kawaii, Tatão e Juzinha.
Participação especial: Grupo Atibaia Kawasuji Seiryu Daiko nas aberturas das duas apresentações.
Categoria Juvenil:
2º lugar: Escola Japonesa de Biritiba Mirim
1º lugar: Tomodachi de Birigui
3º lugar: Wakaba Yosakoi Soran – Curitiba/PR
1º lugar: Saikyo Yosakoi Soran – Maringá/PRCuriosamente, os 3 primeiros da categoria juvenil são do Estado de São Paulo, e os 3 primeiros da categoria adulto são do Estado do Paraná.
O vencedor do Grand Prix e destaque do Festival foi o grupo Sansey de Londrina, que recebeu um cheque no valor de R$8 mil, além do troféu criado pelo artista Yutaka Toyota. O grupo Sansey se tornou hexacampeão do Festival, e de todas as 9 realizadas até agora, só deixou de conquistar em 2008, quando o vencedor foi Heisei Naruko Kai.
O Festival Yosakoi Soran foi realizado pela Associação Yosakoi Soran Brasil, com patrocínio do SOHO Hair International e da Yakult, e apoio da rádio Banzai, Aizomê, Agronippon, Hyde Alimentos, Japan Foundation, Consulado Geral do Japão, Bistrô Kazu, Fundação Kunito Miyasaka, espaço Kohii e Dô Cultural.